O céu é o limite

Inclusão na área aeroespacial

UFPel Rocket Team representa Pelotas na Cooperação Tecnológica Nacional da Associação Cobruf

O popular "foguetório" está proibido em Pelotas, mas o lançamento de foguetes, não. A cidade estará representada na Cooperação Tecnológica Nacional da Associação Cobruf no próximo mês. O UFPel Rocket Team é um dos 24 grupos aeroespaciais universitários que participarão do evento deste ano, em Natal, no Rio Grande do Norte.

O UFPel Rocket Team é formado por 31 alunos de diversos cursos da Universidade Federal de Pelotas. O grupo surgiu no início de maio, logo após a ida de alguns integrantes ao Festival Brasileiro de Minifoguetes, em Curitiba. "Percebemos que várias universidades do Brasil estavam se movimentando pra criar grupos de foguete visando, além da participação em eventos, o fomento da área espacial aqui no país", explica o acadêmico de Engenharia da Computação Victor Barros, atual presidente da equipe. E se engana quem pensa que apenas as engenharias participam do time: alunos de cursos variados - como Economia, Letras e Direito - também apoiam a ideia, que pretende levar o nome da cidade e da instituição a eventos nacionais e internacionais.

O grupo é bem estruturado. Existe um organograma, no qual cada membro é inserido em uma área de atuação: mecânica de voo, aviônica (eletrônica de foguetes), aerodinâmicas e estruturas e propulsão. Apaixonado pela área aeroespacial, Victor garante que toda a equipe é entusiasta do tema.  E nem poderia ser diferente. "O projeto requer horas e horas de cálculos e testes", conta.

Ao infinito e além
A participação na Cobruf 2017 será, na verdade, uma forma de concretizar o nome do grupo perante os que já existem e têm boa bagagem de eventos. Mas, além disso, será um ensaio (uma propulsão, por que não?) para o que vem pela frente. O UFPel Rocket Team prepara para o início do próximo semestre um teste estático com um motor "classe M", que tem alcance de três mil metros. Na sequência, os alunos devem fazer o lançamento na Fazenda da Palma, que pertence à universidade. Tudo isso visando comparecer a três novos eventos: Festival Brasileiro, Cobruf 2018 e Spaceport America Cup - a maior competição do mundo.

Além da UFPel, mais duas universidades gaúchas estarão representadas no encontro deste ano: a PUC-RS e a Universidade Federal de Santa Maria. A Cobruf Rockets 2017 promete ser a primeira competição de lançamento de foguetes avançados de alta potência do Brasil. O evento acontece no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em território potiguar, de 25 de setembro a 1º de outubro.

Como fazer parte
Quem tiver interesse em participar do UFPel Rocket Team deve ficar ligado à página do grupo no Facebook. Um novo processo seletivo será aberto na volta do semestre letivo. Podem se inscrever acadêmicos de qualquer curso da universidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Maia critica distritão e fundo para financiar campanha eleitoral

Divulgado o resultado final da eleição da Prevpel Próximo

Divulgado o resultado final da eleição da Prevpel

Deixe seu comentário